A abertura do evento contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, do Presidente do CNPQ, João Filgueiras, do Secretário de Radiodifusão (SERAD) do MCTIC, Elifas Gurgel, do Secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (SEFAE), Marcelo Morales, do Secretário de Tecnologias Aplicadas (SETAP), Maurício Gonçalves, da Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Institucionais (AEAI), Cristiane Corrêa, e do Coordenador-Geral de Popularização da Ciência, Ivo Leite Filho.
Os pronunciamentos realizados pelas autoridades destacaram a importância da população conhecer as ações de ciência e tecnologia existentes no Brasil. O Ministro Marcos Pontes defendeu a recomposição do orçamento do ministério, com a perspectiva de participação da iniciativa privada – especialmente na pesquisa aplicada.
Após o momento de abertura, o Ministro proferiu uma palestra, contando sua trajetória como astronauta. Destacou que “ir ao espaço é uma coisa boa, mas trabalhar para que nossos jovens realizem seus sonhos é algo ainda maior.” Ainda mencionou que o MCTIC é uma “caixa de ferramentas” para os outros ministérios, mas que nada funciona sem não houver interesse dos jovens por ciência e tecnologia.
O Ministro teve reforçado seu convite para participação da abertura da 34ª Mostratec, dia 22 de outubro.
A programação do dia contou ainda com apresentação da pesquisa “Percepção pública em ciência e tecnologia 2019” e seções de avaliação dos projetos de popularização da ciência e tecnologia. Participam do evento 256 representantes de 125 instituições e ações, abrangendo 85 cidades e 16 capitais de 22 unidades federativas do Brasil.
Foto:André Viegas e o Ministro Marcos Pontes.