Os ex-alunos do Curso Técnico de Eletrônica, Fabiane Kuhn e Guilherme Ramos, formados em 2016, desenvolveram, ainda na escola, um projeto de pesquisa para otimizar os processos de irrigaçāo. O trabalho, orientado pelo Professor Marco Sauer, foi premiado na Mostratec e na Intel ISEF.
A partir daí, eles decidiram transformar o projeto em produto e fundaram a empresa Raks Tecnologia Agrícola. Atualmente, a empresa está incubada na Unitec, em Sāo Leopoldo (RS) e tem atingido ótimos resultados.
Recentemente, eles foram selecionados para um programa de aceleração focado no agronegócio que irá ocorrer em Iowa (EUA). Todos os anos, o programa seleciona apenas cinco empresas do mundo todo, sendo que essa foi a primeira vez que uma empresa brasileira foi selecionada.
Eles embarcam no dia 30 de maio para um período de 100 dias de aceleração e muito crescimento para a Raks. Parte do time seguirá trabalhando no Rio Grande do Sul. Entre eles, está outro ex-aluno da Eletrônica, Vinicius Müller.
“Queremos compartilhar com a Comunidade Liberato essa conquista, visto que tudo partiu de um trabalho de pesquisa na escola e todos os sócios são ex-alunos”, destacam eles.
Saiba mais sobre projeto em https://agiowa.com/2019/05/five-agtech-startups-selected-for-iowa-agritech-accelerators-2019-cohort/
Foto: Vinicius, Guilherme (em pé) e Fabiane, sócios da Raks.