Uma oportunidade para discutir, estudar e conhecer práticas acerca da temática inclusão e acessibilidade, com foco nas tecnologias assistivas. Esta é a visão dos organizadores da quarta edição do Seminário de Acessibilidade Liberato Inclusiva e da segunda edição do Seminário Esporte Acessível.
O evento, que acontece nos dias 25 e 26 de junho, no auditório da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo (RS), irá possibilitar trocas de experiências entre gestores, pesquisadores, profissionais e pessoas com deficiência, envolvendo diferentes instituições educacionais, entidades, empresas, prefeituras, que vem se comprometendo com a temática nas áreas da educação, esporte, saúde, comunicação, mobilidade urbana, informática, design, tecnologia assistiva, entre outras.
“Buscamos qualificar a formação de profissionais de diferentes áreas, por meio da interlocução com representantes de entidades ligadas à pessoa com deficiência, pesquisadores e instituições envolvidas com a temática acessibilidade e tecnologia assistiva”, salienta a Técnica em Educação, Sandra de Oliveira, Coordenadora do Evento.
No dia 25 de junho, o seminário conta com a participação do Dr. em Engenharia de Sistemas e Computação, Professor José Antonio dos Santos Borges, um dos criadores do Dosvox (sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais).
No dia 26, o foco do seminário é o Esporte Acessível e contará com a participação dos paratletas da Associação de Lesados Medulares (Leme), do projeto Garoupas Surf Adaptado, entre outros.
Mais informações: www.liberato.com.br
Foto (à direita): Jornalista Ediqueli Bianca da Silva (25 anos) foi uma das palestrantes da última edição do seminário. Com Síndrome de Mórquio, ela mede 1,03m de altura.