Entre os dia 18 e 20 de agosto, os assessores de empreendedorismo da Incubadora Tecnológica Liberato (Itel), professores Alcindo Martins Lima e Deise Bays, visitaram a Incubadora Tecnológica da COPPE-UFRJ.
A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ funciona na Cidade Universitária do Rio de Janeiro desde 1994 e faz parte de um ecossistema inovador bastante robusto existente no campus da Ilha do Fundão, o Parque Tecnológico da UFRJ.
Em seus 19 anos de atividade, a Incubadora já apoiou a geração de 68 empresas, responsáveis pela geração de 1.148 postos de trabalho, sendo, cerca de 20%, para mestres e doutores. Esse resultado é muito expressivo pois é rara a incidência deste tipo de mão de obra qualificada em ambientes externos às universidades no Brasil. Em 2012, o conjunto dessas empresas faturou 222 milhões.
Como resultado desse trabalho, em 2012, a Incubadora foi eleita a Incubadora do Ano pela Associação Nacional de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos-ANPROTEC, tornando-se referência em processos de incubação no Brasil. Os assessores da Itel conheceram os processos de gestão, seu sistema de prospecção, seleção e capacitação de suas empresas incubadas, com vistas à certificação CERNE.
Foto: Gerente da Incubadora Regina Faria, Alcindo, Deise e a Gerente Operacional Lucimar Dantas.