A Fundação Liberato, no âmbito das ações do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva para a Educação Profissional, está apoiando a realização do VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos (CAVA), evento que iniciou no dia 08 de setembro e estende-se até a próxima sexta-feira (11).
Professores da Liberato participam de mesas redondas, ministram cursos e apresentam pôsteres de pesquisas envolvendo acessibilidade. Na quarta-feira (09), a Professora Helena Sardagna participou da mesa “Desenho Inclusivo para a Aprendizagem”, juntamente com a Professora Silvia Navarro (Universitat de Girona, Espanha) e com o pesquisador Cláudio Fernando André (Instituto Gemte, SP). Destaque ainda para a participação do Ministério da Saúde, que apresentou o sistema “AVAnteSUS”, uma plataforma colaborativa para a Educação Permanente no Sistema Único de Saúde.
Nesta quinta-feira (10), o Diretor Executivo, Leo Weber, participa da mesa redonda “Tecnologia Assitiva, educação profissional e mercado de trabalho: contribuições e possibilidades”; e o Diretor de Pesquisa e Produção Industrial, Leori Carlos Tartari, participa da mesa “Educação Profissional e tecnológica na articulação com o mercado de trabalho: perspectivas e experiências”.
Alunos bolsistas e professores orientadores de projetos apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) apresentarão as pesquisas ” Tecnologia assistiva e ensino profissionalizante: inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, “Tecnologias assistivas para a inclusão no mercado de trabalho” e “Pesquisa e Produção de Tecnologia Assistiva: uma Parceria entre a Educação Básica e o Ensino Superior”, desenvolvidas na Fundação Liberato em parceria com as universidades Ulbra, Uergs e Feevale.
O Professor Raul Gerhardt, do Curso Técnico de Informática para Internet, apresentará seu relato “Metodologia e Utilização de Ferramentas para o Ensino de Banco de Dados para Alunos Deficientes Visuais no Ensino Técnico Pós Ensino Médio”, e a Professora Marita Konzen, do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, apresentará o tema “Educar para os direitos humanos”.
O evento também está proporcionando uma série de articulações que permitirão a ampliação de parcerias da Liberato a partir dos temas inclusão, acessibilidade e tecnologia assistiva. Nesse sentido, um grupo de pesquisadores colombianos, da Universidade Nacional da Colômbia, visitou a Fundação na manhã do dia 10 de setembro.