Dois estudantes brasileiros que participaram da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) participarão da cerimônia do Prêmio Nobel, no próximo mês de dezembro, em Estocolmo, Suécia.
Felipe Buniac (18 anos) será o primeiro brasileiro a participar do Stockholm International Youth Science Seminar (SIYSSS). Ele já participou da Mostratec 2014 e do curso de verão no Instituto Weizmann de Ciências 2015, em Israel. Atualmente, ele estuda Engenharia da Computação no Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa (São Paulo/SP). No atual ambiente global, o compartilhamento de informações seguro e rápido é fundamental para a interação social. Algoritmos de criptografia fortes são ferramentas essenciais para a segurança e para ajudar a atender à demanda onipresente em comunicações interoperáveis seguras. Considerando tal necessidade, Felipe desenvolveu um software de criptografia, o ENCRYPTA, que será apresentado no evento. Felipe embarca no dia 03 de dezembro.
Já Gabriel Schütz de Souza (18), estudante da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS) e que recebeu o credenciamento na Mostratec realizada em outubro de 2015, estará no SIYSS em 2016. Ele desenvolveu o protótipo de um sistema de reconhecimento de expressões faciais que comunicasse essa informação ao usuário, utilizando a abordagem da comunicação social-háptica de forma automática. Isso foi feito a partir de um software de reconhecimento de expressões faciais e do acionamento rítmico de motores de vibração.
Durante a visita, os participantes do SIYSS ficarão no Af Chapman, um navio ancorado em “Skeppsholmen” no centro de Estocolmo e vão experimentar vários insights sobre tecnologia sueca, incluindo uma visita de estudo ao Instituto Karolinska onde terão acesso a pesquisas de ponta nas áreas da medicina e da bioquímica.
Os alunos também vão participar da Cerimônia do Prêmio Nobel e de um almoço com o presidente da Assembleia Nobel, além de assistirem aulas e a conferência de imprensa com os Laureados Nobel de Fisiologia e Medicina.
Os participantes são escolhidos em razão do científico que têm demonstrado em seu trabalho, com excelentes perspectivas de uma carreira de sucesso dentro de seus respectivos campos.
Fotos: Felipe Buniac (com camiseta do Brasil) e o Prêmio Nobel de Física 2006, Dr. John C. Mather, PhD.
Gabriel Schütz de Souza na Mostratec 2015.