Neste dia 24 de novembro, ocorreu a reunião para marcar o início dos trabalhos e planejamento de três pesquisas a serem desenvolvidas em uma parceria com universidades da região, envolvendo sete professores da Fundação Liberato e 18 alunos bolsistas, além de três pesquisadoras proponentes das universidades.
As pesquisas foram contempladas pelo Edital Fapergs 03/2014, acordo Capes/Fapergs no Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras (Picmel).
Os projetos são:
– Tecnologias Assistivas para a inclusão no Mercado de Trabalho, em parceria com a Ulbra – a pesquisadora proponente é a profa Dra. Marlise Geller e os orientadores da Fundação Liberato são: Rosiane da Silva Rodrigues e Elenilto Saldanha Damasceno, com a colaboração de Sandra de Oliveira.
– Tecnologia Assistiva e Ensino Médio Profissionalizante: inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, em parceria com a Feevale – a pesquisadora proponente e a Profa Dra. Regina de Oliveira Heidrich e as professoras orientadoras da Fundação Liberato são: Vívian Boldt Guazzelli Lisbôa e Elisabete Kops Espanhol, com a colaboração de Sandra de Oliveira.
– Pesquisa e Produção de Tecnologia Assistiva: uma parceria entre a Educação Básica e o Ensino Superior, em parceria com a Uergs – a pesquisdora proponente é a Profa Dra. Helena Venites Sardagna e os professores orientadores da Fundação Liberato são: Lucrécia Raquel Führman e André Lawisch, com a colaboração de Sandra de Oliveira.