A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha está próxima de completar meio século de existência. Nesse percurso, as ações da Fundação Liberato consolidaram o seu lugar como instituição de educação profissional de destaque na região e no Estado.
A comemoração desse aniversário inclui a publicação de um livro, cujo conceito transita entre a história e a arte, pretendendo registrar a trajetória da escola. Com o objetivo de organizá-lo, a Direção Executiva constituiu um grupo de trabalho que está reunindo documentos, imagens e depoimentos. Essa atividade está sob a responsabilidade de Maria Inês Utzig Zulke, que coordena o grupo executivo integrado pelos servidores Ana Izabel Fernandes, Carmem Beltrame, Dennis Messa, José Edimar Souza, Marcos Lamb e Rogéria Pacheco e, o grupo de apoio formado pelos ex-servidores Cesar Rodrigues da Silva, Clarice Premaor, Telmo Agnes e Silvana Finger. O trabalho tem, também, a colaboração dos professores de História Daniel Sebastiani, Gláucio e Sonia, da Fundação Liberato.
O projeto desse livro está sendo consolidado por meio de reuniões junto aos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar, buscando agregar contribuições e apoios.
Nesse contexto, foi realizado no dia 02 de setembro, um encontro com os ex-Diretores Executivos da Fundação Liberato para a apresentação do Projeto do Livro Liberato 50 anos. Todos foram convidados a colaborar, através de relatos e de depoimentos, uma vez que desempenharam uma função muito importante na história institucional. Sensibilizados com o convite, colocaram-se à disposição em contribuir com o trabalho que está sendo realizado, destacando a relevância desse projeto. Nesta ocasião, foram lembrados, de forma saudosa e afetiva, vários momentos da história da Fundação Liberato.
Posteriormente, na Mostratec 2015, será feito o lançamento do site do projeto para divulgação junto à comunidade, em especial, para alunos, ex-alunos, familiares, ex-servidores, empresas e instituições que podem ser mobilizados para disponibilizar documentos, lembranças, fatos e fotografias.
O projeto já conta com um endereço eletrônico livroliberato50anos@liberato.com.br, para o envio de materiais, informações e sugestões.